Os candidatos do Concurso Nacional Público Unificado (CNPU), também conhecido como o Enem dos Concursos, que desejarem desistir poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição. O prazo para fazer o pedido, estabelecido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), começa nesta sexta-feira (5) e vai até domingo (7).
A solicitação de reembolso deve ser feita online, diretamente na plataforma do concurso, e resultará no cancelamento da participação nas provas, que ocorrerão em 18 de agosto.
A ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, anunciou em Brasília na quinta-feira (4) que os candidatos prejudicados pelo adiamento das provas do Concurso Nacional Público Unificado poderão solicitar reembolso da taxa de inscrição até domingo (7).
As provas, inicialmente marcadas para 5 de maio, foram adiadas para 18 de agosto devido às condições de calamidade pública no Rio Grande do Sul, causadas por fortes chuvas e enchentes.
O Concurso Nacional Público Unificado conta com mais de 2,1 milhões de inscritos, incluindo pagantes e isentos de taxa. Os candidatos a cargos de nível médio pagaram R$ 60, enquanto os de nível superior pagaram R$ 90. O edital original do concurso já contemplava o reembolso da taxa de inscrição em situações específicas, como falta de energia e desastres naturais.
Fonte: Meio Norte