O Brasil perdeu para os Estados Unidos por 1 a 0 na final do Futebol Feminino das Olimpíadas de Paris e ficou com a Prata. Esta é a terceira vez na história das Olimpíadas que a seleção feminina deixa escapar o Ouro e fica em segundo lugar no ranking. Nas edições de Atenas 2004 e Pequim 2008, o futebol feminino também foi derrotado na final pelos Estados Unidos.
Esta edição de 2024 marcou o retorno do futebol feminino brasileiro a uma final olímpica depois de 16 anos. O jogo começou sem o principal nome do elenco. Marta iniciou no banco. A equipe teve como capitã a piauiense Adriana Silva. O único gol da partida foi marcado pela americana Swanson no início do segundo tempo.
O Brasil teve um melhor início de jogo, mas a anulação de um gol fez a equipe se desequilibrar e ser encurralada pelas norte-americanas. Se no primeiro tempo houve uma dominação da seleção brasileira, na segunda etapa os Estados Unidos passaram a controlar o jogo e aproveitar oportunidades. No começo do segundo tempo, o gol da seleção norte-americana fez o técnico Arthur Elias chamar Marta, ainda aos 19 minutos.
Mas mesmo com a presença do principal nome da seleção feminina em campo, o Brasil não conseguiu fazer frente à defesa americana e acabou perdendo o Ouro pela terceira vez na história das Olimpíadas diante dos Estados Unidos.
Esta final das Olimpíadas de Paris deve marcar a despedida de Marta da seleção. Aos 38 anos, a camisa 10 do time brasileiro deve anunciar a aposentadoria dos campos.