Foto: Polícia Civil
Nesta segunda-feira (10) um homem de iniciais J.A.F.S. foi preso em Brasília, no Distrito Federal (DF), suspeito de efetuar disparos contra o policial Clenilton Vieira da Costa, que ficou paraplégico e veio a óbito anos depois do crime. O caso aconteceu em 11 de junho de 2007, após o policial tentar interceptar um roubo a mão armada no centro de Picos.
A prisão ocorreu fruto da parceria entre a Delegacia Especializada em Crimes contra o Patrimônio (Depatri) de Picos, Polícia Civil do Distrito Federal e Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (DIPC).
O delegado titular da Depatri, Rodrigo Morais, explicou que além do suspeito preso em Brasília, outras duas pessoas também foram denunciadas pelo crime.
"Nesse trabalho conjunto conseguimos capturar o foragido que estava em Brasília tendo uma vida normal e num trabalho intenso de monitoramento foi possível capturá-lo. A vítima estava de folga quando foi atingida pelo disparo, quando tentou interceptar o roubo a uma senhora. Os criminosos efetuaram disparos que atingiu o pescoço e a coluna.Três pessoas foram denunciadas, um veio a óbito de morte natural, o outro prendemos ontem, o terceiro por ser menor de idade o crime prescreveu", informou o delegado.
Contra J.A.F.S. havia um mandado de prisão expedido pela 5ª Vara da Comarca de Picos desde 2007.
O crime
A tentativa de homicídio contra agentes de segurança ocorreu quando o policial tentou interceptar uma dupla que havia furtado uma bolsa de uma senhora nas proximidades da agência bancária.
O policial realizou acompanhamento tático e o suspeito apontou a arma para o policial que acabou caindo da motocicleta. O criminoso efetuou dois disparos, um deles atingiu a coluna. O policial ainda chegou a retornar ao trabalho, mas em 2015 veio a óbito após sofrer um acidente vascular cerebral.