Foto: João Paulo Leal)
Na manhã de ontem, sábado (03), o município de Santana do Piauí, que integra a Paróquia de São José, recebeu uma visita do bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, para um dia de várias atividades que fortaleceram os laços com a comunidade católica local e trouxeram alento aos mais necessitados.
Logo cedo, Dom Plínio José, que estava acompanhado pelo padre José Mairton, da Paróquia de São José, foi recepcionado na avenida principal, em frente à Escola Severo Eulálio, por uma calorosa acolhida dos fiéis que portavam faixas e cartazes de boas vindas.
Em seguida, todos se dirigiram em caminhada até a Igreja Matriz de São Pedro, onde Dom Plínio José usou a palavra, fez a oração de envio dos missionários e se reuniu com o grupo de jovens de várias comunidades do município. Na oportunidade ele ouviu as preocupações e aspirações dos mesmos, além de compartilhar sua própria trajetória de fé e missão. “A juventude é o futuro da nossa igreja. É fundamental que vocês se sintam parte ativa e valorizada nesta caminhada”, afirmou o bispo, incentivando os jovens a se engajarem em ações comunitárias e pastorais.
Logo depois, o bispo da Diocese de Picos fez uma visita à sede do Poder Executivo Municipal, sendo recepcionado no local pela prefeita Maria José de Sousa Moura e sua equipe de secretários. Na Prefeitura, Dom Plínio elogiou a visível organização do local e exortou para que os administradores municipais continuem trabalhando em sintonia com os anseios da população santanense.
Dando continuidade às atividades, o bispo Dom Plínio visitou alguns enfermos da comunidade. Em cada lar, ele levou palavras de conforto, realizou bênçãos e ofereceu orações, proporcionando momentos de esperança e renovação da fé para os doentes e suas famílias. Concluindo o dia de atividades, foi realizada às 17h uma caminhada com a juventude e depois celebrada, às 18h, uma missa na Igreja de São Pedro.
A prefeita de Santana do Piauí, Maria José, disse que a visita de Dom Plínio José ao município foi um marco de renovação da fé e de fortalecimento dos laços comunitários, deixando ainda a clara mensagem de que a presença ativa da igreja na vida dos fiéis é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.