Foto: Renato Andrade/ cidadeverde.com
Por Adriana Magalhães
O aumento do teto de financiamento do Hospital Universitário, da Universidade Federal do Piauí, vai passar de R$ 40 milhões, por ano, para R$ 72 milhões, ano. O anúncio foi feito pelo superintendente da instituição, Dr. Paulo Márcio Sousa.
"Fui dez vezes a Brasília, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e fui uma vez neste atual governo, e aconteceu. Este hospital dobrou o seu investimento financeiro, independente do superintendente que esteja à frente, daqui para frente", revelou o médico durante inauguração de obras de reforma e modernização do HU-UFPI.
O superintendente da Instituição disse que contou com o apoio do deputado estadual Francisco Costa e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
"Juntos fizemos muito já. Fizemos muito durante a COVID e o HU salvou centenas de vidas. Os 10 leitos que foram abertos durante a pandemia, hoje, esses leitos se transformaram em 20 leitos de UTI mais modernos do país, com o recurso vindo do Governo do Estado durante a pandemia", frisou.
Foto: Renato Andrade/ cidadeverde.com
O ministro Wellington Dias rendeu agradecimentos aos funcionários do HU-UFPI em virtude do trabalho realizado na pandemia da COVID-19.
"Eu que agradeço a todos vocês pelo trabalho que fizeram durante a pandemia. Salvamos vidas não só de piauienses, mas de outros estado como o Amazona, Ceará, Maranhão. Fiz esse trabalho junto aos governadores de cada Estado. O HU-UFPI foi quem primeiro se disponibilizou a ajudar. Então agradeço a vocês que salvaram vidas. Tenho muito orgulho como piauiense e brasileiro do trabalho que fizeram aqui ", disse o ministro.
Wellington Dias revelou a conversa que teve com o presidente Lula e a Ministra da Saúde, Nisia Trindade.
"Vocês estão punindo um hospital que pode fazer mais do que o que foi pactuado no início. Relembrei ao presidente da inauguração do HU, que ele esteve presente, e desse trabalho pioneiro que foi realizado aqui na COVID. Nenhum governador queria receber pacientes de outros estados, com receio de faltar leitos para seus conterrâneos. O Piauí fez com a ajuda do HU", explicou.
A bancada federal do Piauí afirmou que vai priorizar a saúde, a atenção básica e a média e alta complexidade.
O ministro adiantou que a bancada federal, que se reuniu hoje (17), assumiu o compromisso de priorizar a Saúde na distribuição das emendas de bancada, desde a atenção básica até a alta complexidade. O gestor assumiu, ainda, o compromisso de estruturar a unidade de atendimento a pacientes com câncer do HU.