Foto: Assessoria UFPI
O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor Gildásio Guedes, conversou, nesta quarta-feira (22), com o Secretário de Segurança do Estado do Piauí, Chico Lucas, acerca da presença de mais viaturas da Polícia Militar para realização de rondas de fiscalização dentro do Campus. Na oportunidade, esteve também presente o Secretário de Administração do Piauí, Samuel Nascimento.
O professor Gildásio destaca que a violência dentro do Campus foi reduzida significativamente após a parceria entre a instituição e o governo estadual. Com mais esse encontro, o gestor da Universidade pretendeu discutir estratégias com o convidado de como qualificar e aumentar a segurança para a comunidade acadêmica.
“De suma importância para fortalecer a segurança interna na Universidade e manter relações amistosas, a fim de melhorar ainda mais a proteção, porque se reduziu a violência dentro do campus, mas a intenção é zerar todo tipo de caso”, afirma.
Entre as solicitações do reitor, está a criação de uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Uisp) dentro da UFPI. As Uisp foram implementadas pelo atual governador do Piauí, Rafael Fonteles. As unidades integradas contam com atendimento ao público em serviços da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros do Estado.
Chico frisa a parceria sólida entre a UFPI e o governo do estado do Piauí, com aumento significativo da segurança para estudantes, docentes e servidores. “E nós viemos sempre cumprindo com essa parceria, agora no fim do ano inclusive, junto da operação da Silêncio e Paz, o Governo do Estado irá intensificar no período noturno e aos fins de semana na região da Universidade e nos finais de semana. Em lugares de grande aglomeração, como a Universidade, vamos intensificar a fiscalização e aqui estreitar os laços. É uma parceria exitosa”, pontua.