Foto: Arquivo Pessoal
A estudante Teciane Rocha Ribeira, 23 anos, será a primeira mulher piauiense a participar do mestrado profissional em engenharia aeronáutica da Embraer. Ela foi uma das 45 pessoas aprovadas entre os 4,6 mil candidatos inscritos para a seleção do programa de pós-graduação, feito em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Teciane Rocha é natural do município de Campo Maior, mas há cerca de seis anos mora em Teresina, onde está concluindo o curso de engenharia civil na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao Cidadeverde.com, a futura mestranda falou sobre a felicidade em ser aprovada e da expectativa para o início do curso, previsto para fevereiro de 2024.
“Fiquei muito feliz, quase não acreditei. Estava acompanhando o processo, mas só estava aguardando a divulgação do resultado mais para frente. É um processo com muitas etapas e bem concorrido, que reúne pessoas de todas as engenharias de todo o país. Estou ansiosa, mas muito confiante”, disse a jovem.
Foto: Agência Força Aérea
Antes de Teciane Rocha, apenas outros quatro piauienses haviam conseguido aprovação no mestrado profissional da Embraer. Segundo a empresa, mais de 1,6 mil profissionais já passaram pelo programa desde a sua criação em 2001. A média de contratação dos participantes que concluem o curso pela Embraer é de 96%.
“Sempre me interessei pela aviação, mas o que me atraiu no mestrado foi o objetivo em si. Além da formação de engenheiros, o incentivo de estudo e porcentagem das pessoas que entram no programa e são contratadas pela Embraer. Estou ansiosa, mas sei que vão ter muitas pessoas me apoiando", pontuou a universitária.
Os aprovados no mestrado terão curso e atividades de capacitação nas áreas de Engenharia de Desenvolvimento do Produto e Processos, em São José dos Campos (SP), além de se especializarem em fundamentos e projetos aeronáuticos, com atividades e temas sobre Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Robótica e Prototipação de Projetos.