O aplicativo pode ser baixado pelo Play Store em smartphones de sistemas Android e App Store para IOS. Na plataforma, o procedimento de matrícula será realizado em duas etapas: os pais de alunos devem realizar a pré-matrícula pelo sistema e posteriormente a gestão escolar de cada unidade que avaliará a solicitação fará a Confirmação de Matrícula. O procedimento pode ser realizado via web, ao acessar o link https://sigma.pmt.pi.gov.br/.
Os pais ou responsáveis devem estar cadastrados na plataforma SIGMA, com um usuário e senha para entrar no aplicativo. Caso ainda não tenha sido feito, o usuário deve clicar em ‘Primeiro Acesso’, escolher o nível de participação (‘Usuário’ para pais/ responsáveis ou ‘Função administrativa’ para diretores e gestores) e preencher os dados pessoais exigidos. A plataforma possui ainda a sessão ‘Tutoriais’, que ensina o passo a passo de cadastro e uso do sistema.
Durante o ato de inscrição, o SIGMA indica para os pais/ responsáveis a localização de unidades municipais mais próximas da residência do solicitante, junto da quantidade de vagas disponíveis por série. Para 2024 estão sendo ofertadas pela Rede Municipal de Ensino, 23 mil vagas para acolhimento de novos estudantes em todos os níveis de educação.
Entre o dia 15 e 19 de janeiro inicia a primeira etapa, com matrículas para a Educação Infantil. Já de 22 a 26 de janeiro poderão ser realizadas matrículas para o Ensino Fundamental Regular e para o primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No período de 22 a 26 de julho deverão ser feitas as matrículas para o 2º semestre destinado a EJA.
Matrículas para a rede estadual foram 100% on line
O processo de matrícula na rede pública estadual de ensino foi 100% digital. Segundo o Governo do Piauí, através da Secretaria de Educação (Seduc), mais 200 mil alunos realizaram a matrícula por meio do Gov.pi Cidadão, entre dezembro e 11 de janeiro de 2024.
Conforme a pasta, todas as informações necessárias para acessar o Gov.pi Cidadão e para efetivação da matrícula estarão disponíveis no site da Seduc (clique aqui). Para quem estudou nas escolas da rede estadual de ensino no ano de 2023, a renovação de matrícula é automática.