Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
Por Bárbara Rodrigues
O governador Rafael Fonteles (PT) publicou decreto, no Diário Oficial do Piauí de 15 de fevereiro, onde declara situação de emergência provocada por estiagem em 40 municípios do Piauí.
No decreto, o governador afirmou que a irregularidade na distribuição das chuvas nos últimos anos, na maioria dos municípios piauienses, sobretudo na região do semiárido, tem agravado a seca.
“Levantamento sistemático da produção agrícola realizado pelo IBGE, demonstra que a safra no Estado, em especial nos municípios do semiárido, não foi ainda restabelecida na sua totalidade”, disse o governador no decreto, afirmando ainda que “as chuvas ocorridas até o momento não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água dos municípios, acarretando frequentes registros de exaustão de água nos poços artesianos localizados na região do sedimentar cristalino”.
Com isso, as equipes técnicas da Defesa Civil identificaram risco para a situação da seca em 40 municípios.
Leia também:
“Alguns municípios do semiárido se encontram em situação de colapso de atendimento d’água para o consumo às populações de suas comunidades, inclusive nas zonas urbanas, conforme informações dos prefeitos e das visitas in loco da Secretaria de Estado da Defesa Civil”, afirmou Rafael Fonteles.
Agora com o decreto, que tem vigência de 60 dias, o governo estadual poderá adotar medidas, inclusive poderá realizar contratações emergenciais, desde que seja para atender o problema da seca nessas cidades.
O decreto atinge as cidades de: