Mais de 587 mil famílias piauienses recebem descontos de até 65% na conta de luz por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica, o que gerou mais de R$ 188 milhões de economia para estas famílias em 2023. Diariamente, a Equatorial Piauí realiza uma busca ativa para que este número seja ainda maior. Atualmente, cerca de 232 mil famílias têm perfil para receber o benefício, mas ainda não estão cadastradas no banco de dados da distribuidora como cliente baixa renda.
Apesar dos esforços da Equatorial Piauí para ampliar o acesso à Tarifa Social, em parceria com municípios e estado, a desatualização do Cadastro Único do Governo Federal tem provocado uma redução no número de beneficiados. Em 2023, muitas famílias piauienses deixaram de manter o benefício por falta de atualização do NIS, que deve ser renovado a cada dois anos nos CRAS. Atualmente, mais de 35 mil famílias do estado precisam se atualizar no CadÚnico para não perder o benefício.
Além do atendimento presencial nas agências espalhadas pelo estado, a Equatorial Piauí disponibiliza diversos canais para o cliente solicitar o cadastro na Tarifa Social sem precisar sair de casa. Por meio da assistente virtual Clara, através do WhatsApp, o número é (86) 3228-8200. Tem ainda a possibilidade de cadastramento ligando para o 0800 086 0800, ou por meio do site.
O Dia