Uma pesquisa feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por meio das suas ouvidorias apontou que o Hospital Universitário a Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi o mais bem avaliado pelos usuários que utilizam os serviços. A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários SUS referente ao ano de 2023 apontou que 98,74% dos entrevistados indicariam o HU-UFPI, em que foram atendidos, a familiares e amigos. Outro ponto positivo destacado na pesquisa sobre o HU, é o nível de satisfação do usuário, registrado em 94,7%, sendo que 41,61% apontaram estar satisfeitos e 53,09% muito satisfeitos.
A pesquisa foi conduzida pela Ouvidoria-Geral da Rede Ebserh. Foram ouvidas 43.851 pessoas entre 2 de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Os objetivos da enquete foram: fornecer um diagnóstico para as áreas de governança; dar subsídios para a tomada de decisões no que diz respeito aos itens avaliados na pesquisa, a partir do olhar e da experiência dos próprios usuários; identificar e fortalecer pontos fortes; identificar e aprimorar pontos com fragilidades.
O diretor do hospital, Paulo Márcio, citou em entrevista à TV Cidade Verde nesta terça (5) que os números representam o resultado de uma gestão.
"Isso é motivo de muito orgulho, não apenas para o Dr. Paulo Márcio, que é o responsável pela gestão principal, mas não se faz gestão sozinho. Com muita humildade e com muita simplicidade a gente sabe que se faz gestão com um time de pessoas e o Hospital Universitário montou um time extremamente bem montado e esse time entregou um resultado que hoje está no coração do teresinense e do piauiense", disse.
Para Paulo Márcio, o resultado da pesquisa é um reflexo de como o piauiense que precisa de um atendimento hospitalar e é encaminhado para o Hospital Universitário se sente ao ser atendido.
"O piauiense quando é selecionado pela regulação para ir para o hospital universitário ele leva aquela esperança, aquela vontade de se curar porque sabe que ali não tem desabastecimento, tem profissionais de excelência e o ser humano é cuidado como gente", falou.
Foram avaliados itens em cinco grandes áreas: Roupa/Limpeza/Lixo; Estrutura; Atendimento no Ambulatório; Atendimento na Internação; e Refeições. O respondente pode optar por avaliar apenas uma ou várias dessas áreas. Os resultados ajudarão os gestores a propor melhorias com foco na experiência do usuário e servirão, por exemplo, para analisar a qualidade de serviços terceirizados como limpeza e refeição, além do atendimento prestado pelos profissionais.
Da Redação, com informações da Ebserh