O Hospital Estadual José de Moura Fé, em Simplício Mendes, já realizou 103 procedimentos de pequena e média complexidade desde a reabertura do centro cirúrgico há apenas dois meses.
Entre os procedimentos realizados estão cirurgias para correção de hérnia inguinal e umbilical, salpingectomia bilateral, remoção de lipomas, além de intervenções emergenciais como cistostomia e cesarianas.
A diretora do hospital, Nayra Camila de Sousa Lopes, enfatiza que a implantação do centro cirúrgico evita a transferência de pacientes para outras cidades.
“O centro cirúrgico não apenas reduz a necessidade de deslocamento para outras localidades, mas também fortalece a capacidade do hospital de atender às demandas cirúrgicas locais de forma eficiente e oportuna”, pontua.
As melhorias no hospital foram executadas por meio do Programa Saúde em Dia, que descentralizou as cirurgias, proporcionando maior comodidade aos pacientes de Simplício Mendes e de todo o Vale do Canindé.
"Essa conquista é um reflexo dos investimentos contínuos do Governo do Piauí, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir uma resposta mais ágil aos procedimentos cirúrgicos, reduzindo o tempo de espera e proporcionando um cuidado de saúde de excelência", destaca o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Além do centro cirúrgico foram revitalizados outros setores do hospital, como o de urgência e emergência, posto de enfermagem, enfermaria cirúrgica, Central de Material Esterilizado (CME), além da instalação de gerador e subestação e a mudança completa do telhado.
Ccom