A Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em todos os estados brasileiros e, no Piauí, é possível emitir a primeira via da nova identidade ou substituir o Registro Geral de forma gratuita.
De acordo com o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), são 70 postos de atendimento espalhados em 58 municípios do estado. (Veja lista de locais ao final desta matéria).
Além do atendimento gratuito nos postos, o IIDFP realiza diversas ações sociais itinerantes voltadas à população de baixa renda, inclusive em parceria com outros órgãos e institutos.
Em Teresina, há 12 locais em que as pessoas podem solicitar a emissão da CIN, incluindo o Espaço do Cidadão, que fica localizado no Shopping Rio Poty, na zona norte de Teresina, e no Grand Shopping Dirceu, zona sudeste.
Também é possível agendar o atendimento por meio do aplicativo Gov.Pi Cidadão, onde a população consegue acessar diversos tipos de serviços, inclusive a emissão da ID Piauí, que é o documento de identificação digital.
Além do número do RG e do CPF, a CIN pode incluir uma variedade de informações adicionais, como NIT/PIS/Pasep, CNH, Título de Eleitor, Tipo Sanguíneo, Carteira Profissional, Certificado de Reservista (para homens), Cartão do SUS e Laudo Médico (para pessoas com deficiência).
O Diretor do Instituto de Identificação, Marcelo Mascarenha, explica que a entidade tem como objetivo garantir a identificação civil dos piauienses. Até 2026, o órgão pretende emitir a carteira de identidade para mais de 3 milhões de piauienses.
“Temos feito um amplo trabalho de expansão dos postos de atendimento. Abrimos mais postos aqui em Teresina para que esses pontos estejam mais próximos do cidadão e diminua tanto o tempo de espera quanto o deslocamento até um desses postos. Por conta desse trabalho, nós já ultrapassamos a marca de 500 mil carteiras de identidade emitidas no Piauí. Somos um dos estados que mais se destaca em todo o território nacional e já temos praticamente mais de 17% da população piauiense com sua carteira de identidade nacional emitida”, destacou o diretor.
O que preciso para emitir a 1º via da CIN?
Para a emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional, é necessário apresentar:
Certidão de nascimento ou casamento atualizadas, com selo de verificação e número de matrícula;
CPF;
Comprovante de endereço.
Vale ressaltar que, desde 2011, as certidões de nascimento, casamento e óbito seguem um novo padrão com 15 itens de segurança, garantindo sua autenticidade.
O que fazer se precisar emitir a segunda via da CIN?
Para aqueles que já imitaram a primeira via da Carteira de Identidade Nacional e, por algum motivo (perda ou roubo), precisam emitir uma nova via, basta se dirigir aos locais de atendimento (ou realizar o agendamento prévio pelo Gov.PI Cidadão), e solicitar a segunda via. Nesses casos, é cobrado uma taxa de R$ 22,60.
Veja o passo a passo de como acessar o Gov.PI Cidadão
Para acessar o aplicativo é preciso ter uma conta na plataforma do Governo Federal. O cadastro é simples e deve ser feito utilizando o número do CPF. Com a conta criada, o cidadão pode acessar o aplicativo do Governo do Piauí pelo site oficial, ou baixar o aplicativo no App Store (iOS) ou no Google Store (android).
Para acessar o Gov.PI Cidadão, é preciso ter uma conta na plataforma do Governo Federal.
Com o site aberto ou o aplicativo em mãos, basta acessar com o cadastro do Gov.Br e ter acesso aos diversos tipos de serviços oferecidos pela plataforma.
Fonte: Portal O Dia