Apesar de uma queda de 54% para 51%, o Piauí registrou o maior percentual de área de seca no Nordeste em junho. Segundo dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o estado acumulou mais de 128 mil quilômetros quadrados de área de seca no período.
Segundo o órgão federal, o Piauí manteve a área com seca moderada no patamar de 14% do território do estado. Essa é a condição mais branda registrada desde agosto de 2023, quando houve seca moderada em 9% do território piauiense.
A ferramenta ainda aponta que, devido uma melhora nos indicadores, houve um pequeno recuo da seca fraca (S0) no Leste do estado, na região da divisa com o Ceará, mas os impactos permanecem de curto e longo prazo (CL) no Sul e de curto prazo (C) no restante do estado.
O monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes de até seis meses.
Fonte: Cidade Verde / Com informações do Monitor de Secas