Um "apagão mundial" provocou problemas em computadores e aplicativos no mundo nesta sexta-feira (19). Os problemas cibernéticos afetaram voos, bancos e diversos serviços de telecomunicações do mundo.
As interrupções de serviços aconteceram por conta de problemas em um sistema oferecido pela empresa CrowdStrike, que oferece um software de segurança cibernética utilizado por empresas do mundo todo, como a Microsoft.
O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, informou que o apagão aconteceu por conta de uma falha na atualização do sistema. Kurtz ainda afirmou que os distúrbios não foram causados por nenhum tipo de invasão ou ataque cibernético.
"A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike"
Como muitas empresas no mundo todo utilizam os produtos e sistemas desenvolvidos pela Microsoft, diversos serviços em escala global foram afetados. Nos Estados Unidos, por exemplo, as companhias aéreas American Airlines e United Airlines relataram problemas nos sistemas, o que causou atraso em voos.
No Brasil, alguns serviços bancários tiveram problemas. O site Downdetector, que monitora reclamações de mau funcionamento de sistemas, apontou um crescimento nos relatos a partir das 6 horas da manhã desta sexta-feira (19), principalmente em plataformas dos bancos Bradesco, Pan e Neon.
Redação Catve.com